O IPEC Guarapuava

O Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (IPEC-Guarapuava) é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que tem como missão desenvolver pesquisa básica e translacional voltada para a prevenção e tratamento do câncer, além de promover a formação de Recursos Humanos especializados em análise genômica e medicina de precisão, contribuindo desta forma, para tornar Guarapuava um centro de inovação e de excelência em pesquisa.

O IPEC-Guarapuava foi criado para ser uma plataforma científica para pesquisa genômica com equipamentos de última geração, fundamentais para o desenvolvimento de metodologias de análise em escala genômica aplicadas ao diagnóstico de doenças de base genética, em especial as doenças oncológicas. Além disso, o instituto terá um corpo técnico e clínico especializado em medicina genômica, com um amplo portfólio de testes genéticos a sua disposição, permitindo que o IPEC-Guarapuava ajude no desenvolvimento científico de diferentes áreas como: oncogenética, neurogenética, doenças raras, cardiogenética, saúde e bem estar. O Instituto ajudará também no fortalecimento da base científica da região contribuindo para o desenvolvimento do setor agropecuário da região de Guarapuava.

Na busca pela qualidade do serviço, importantes parcerias nacionais e internacionais foram realizadas para acelerar o desenvolvimento de pesquisas nas áreas biomédicas, que incluem pesquisadores de 17 instituições de ensino e pesquisa ligados ao NAPI-Genômica, uma Rede Genômica do estado do Paraná. O IPEC-Guarapuava também tem parceria com pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FMRP/USP), da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), da Universidade de Illinois (UIC – USA) e da Universidade de Calgary (Canadá).