Contato
(42) 3303-2610
Nos siga nas
redes sociais
Contato
(42) 3303-2610
Nos siga nas
redes sociais
O Genomas Paraná é um programa que busca entender as características da população do nosso estado, levando em consideração, a saúde, o ambiente em que se vive, o estilo de vida, o histórico familiar e o perfil genético de cada pessoa.
O objetivo primário é descrever o perfil genético e epidemiológico da população do Paraná, começando com uma amostra representativa do município de Guarapuava. Por meio da construção de um banco de dados e uso de técnicas de Inteligência Artificial, o projeto busca identificar biomarcadores de predisposição genética para doenças crônicas não transmissíveis, como o câncer, a síndrome metabólica e comorbidades associadas (obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares).
A primeira etapa do Programa está sendo realizada através de uma amostragem aleatória, por meio de sorteio das casas de Guarapuava e uma amostragem por conveniência, através de cadastro de voluntários pelo site do IPEC. Para ambas amostragens, os critérios de inclusão são o participante ser maior de 18 anos e residir há mais de 6 meses em Guarapuava.
Na amostragem aleatória, ao chegar na casa sorteada, o pesquisador da empresa OPINIÃO explica o projeto e faz o convite aos moradores, e por fim, o sorteio entre eles. O sorteado, caso aceite participar, responde ao questionário epidemiológico.
Na amostragem por conveniência, a seleção ocorre por meio de inscrição, sendo apenas um participante por família/domicílio. Os voluntários serão selecionados por ordem de inscrição, de acordo com a faixa etária e sexo. O candidato selecionado como voluntário será contatado por um pesquisador que realizará o agendamento do dia e horário para aplicação do questionário epidemiológico.
Além de responder ao questionário epidemiológico, o participante também deve doar amostras biológicas de sangue, saliva e fezes. Essa coleta está sendo realizada por um laboratório parceiro do Programa Genomas Paraná, o Laboratório Góes, que é referência na cidade e possui tradição pela qualidade do serviço prestado. O laboratório entra em contato com o participante via telefone ou WhatsApp para realização do agendamento da coleta domiciliar das amostras, de acordo com a disponibilidade do participante.
As amostras biológicas são encaminhadas ao IPEC para a extração de DNA, RNA e proteínas. Em uma segunda etapa, será realizado o sequenciamento genômico destas amostras.
A meta é atingir 4500 participantes que representem a população de Guarapuava, sendo 2000 pessoas selecionadas por amostragem aleatória, 2000 por amostragem por conveniência (voluntários) e 500 idosos cognitivamente saudáveis com idade superior a 80 anos.
As informações obtidas serão armazenadas de forma segura e sigilosa e farão parte de um banco de dados. O estudo tem aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisas da Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO (CAE: 62785822.10000.0106).
A primeira etapa teve início em abril de 2023, mas o projeto todo terá, no mínimo, 10 anos de execução.
Atualmente, as estratégias de prevenção e tratamento da maioria das doenças são feitas através da abordagem única ou pouco diversificada, sem considerar as diferenças entre os indivíduos. A população brasileira apresenta uma mistura de populações de origem europeia, africana e nativa americana, o que nos torna únicos. O conhecimento sobre as nossas características genéticas é muito importante para uma nova forma de medicina: a medicina de precisão.
A medicina de precisão é uma abordagem que vem progredindo em busca de prevenção e tratamento de doenças, embasadas em informações de grupos de pessoas (subpopulações) que respondem de forma semelhante aos cuidados e tratamentos de saúde. Isso só é possível utilizando um conjunto de dados genéticos, genômicos, clínicos, ambientais e estilo de vida.
O conhecimento das nossas características ajudará no desenvolvimento de medidas preventivas e tratamentos adequados, além de fornecer informações específicas aos gestores de saúde para que possam traçar quais estratégias de prevenção e tratamento de determinada doença serão bem-sucedidas em quais grupos de pessoas. Estes dados, a longo prazo, auxiliarão os gestores públicos a promover estratégias mais assertivas de programas e políticas de saúde.
É uma metodologia de biologia molecular que tem como finalidade a leitura das bases do DNA por um aparelho de alta tecnologia e precisão, onde são digitalizados os pequenos trechos do DNA, permitindo a interpretação por pesquisadores.
No total serão 3 tubos com sangue, um tubo com saliva e um com fezes.
As amostras biológicas serão encaminhadas ao IPEC, onde será realizada a extração de DNA, RNA e proteínas. Estas, serão guardadas em um biorrepositório enquanto o projeto estiver em vigência.
Não, você não receberá qualquer valor em dinheiro pela sua participação. Os benefícios esperados com o estudo são no sentido de entender melhor a diversidade genética da população de Guarapuava. Por fim, você estará ajudando pesquisadores a fazerem descobertas que podem ajudar as gerações futuras.
Não. As despesas necessárias para a realização da pesquisa não são de sua responsabilidade. Os custos para realização dos exames deste estudo serão cobertos pela pesquisa.
A casa sorteada receberá um pesquisador da empresa Opinião, identificado com colete azul com os logos da empresa e do IPEC. Mas se tiver dúvida, entre em contato, pelo nosso email: [email protected]
Sim, sua privacidade é muito importante para nós, teremos muito cuidado para protegê-la. A pesquisa será conduzida de acordo com a lei geral de proteção de dados pessoais, (Lei no 13.709/2018). Todos os pesquisadores só usarão as informações para fins de pesquisa. Em
nenhum momento da pesquisa o seu nome será divulgado e a identificação das amostras se dará na forma de código para preservar seu nome e manter sua confidencialidade.
Em uma segunda etapa, as amostras biológicas serão sequenciadas e analisadas. Caso você queira receber informações a respeito, iremos entrar em contato, com uma equipe especializada.
Não. Você não terá um resultado para o seu teste genético. Mas, durante o programa, se encontrarmos alguma probabilidade associada a alguma doença genética, você será comunicado, caso queira. Ao preencher o termo de consentimento, você informará se gostaria ou não de receber este tipo de resultado..
Não. Mas entraremos em contato para orientarmos sobre a conduta, e se necessário, fazermos o aconselhamento genético.
Sim. Você pode desistir a qualquer momento, e pedir a retirada de sua participação no estudo, sem que isto acarrete qualquer prejuízo.
Ao final de 2023 teremos os dados epidemiológicos dos participantes e com isso, poderemos entender melhor, o estilo de vida, os hábitos e o histórico familiar da nossa população, gerando dados importantes que poderão ser utilizados para desenhar melhores estratégias de gestão pública. Espera-se começar o sequenciamento genético e análise das amostras em 2024, podendo se estender por mais alguns anos.
Este programa busca entender melhor a diversidade da população paranaense, começando em Guarapuava. A criação de um banco de dados integrando uma grande quantidade e variedade de informações relevantes à saúde humana fornecerá conhecimento para identificar as especificidades da nossa população, criando oportunidades para a construção das bases para a implantação da Medicina de Precisão.
Entre em contato pelo e-mail [email protected]
Preencha o formulário abaixo para receber mais informações.
Copyright 2024 Todos os direitos reservados.