Política de Privacidade e Cookies.

1. Objetivo

Demonstrar o compromisso do IPEC com a privacidade e a proteção dos dados pessoais coletados de seus usuários, clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores, estabelecendo as regras sobre a coleta, registro, armazenamento, uso, compartilhamento, enriquecimento e eliminação dos dados coletados dentro do escopo dos serviços e funcionalidades disponibilizadas, de acordo com as leis em vigor. Como condição para acesso e uso das funcionalidades exclusivas da empresa, o usuário declara ser maior de 18 (dezoito) anos e que fez a leitura completa e atenta das regras deste documento e dos Termos de Uso, estando plenamente ciente e conferindo, assim, sua livre e expressa concordância com os termos aqui estipulados. Caso não esteja de acordo com estas Diretivas, deverá descontinuar o seu acesso.

2. Dados coletados, forma e finalidade da coleta

2.1. Os dados são coletados através de recursos tecnológicos quando o usuário os insere ou submete, voluntariamente, ao acessar e interagir com as funcionalidades disponibilizadas na web, o que inclui:

TIPOS DE DADOSDADOS PESSOAISFINALIDADE DO USO DOS DADOS
Dados cadastrais● Nome completo
● Endereço de e-mail
● Número de telefone
● Empresa
● Cargo
Identificar o usuário;

Portabilidade dos dados cadastrais para outro Controlador do mesmo ramo;

Cumprir as obrigações decorrentes do uso dos serviços do IPEC;

Informar sobre novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes para a manutenção do relacionamento com o usuário;

Responder a solicitações e pedidos de informações do usuário;

Cumprimento de obrigações legais e regulatórias.
Dados de identificação digital● Endereço IP
● Registros de interações com este website
● Telas acessadas
● Dispositivo utilizado
● Versão do sistema operacional
● Geolocalização
● Aplicativos instalados, se necessário
● Session ID
● Cookies
Cumprir obrigação estabelecida pelo Marco CMI da Internet - Lei 12.965/2014;

Identificar usuário;

Avaliação do usuário e utilidade dos serviços prestados;

Fins estatísticos e de segurança;

Cumprimento de obrigações legais e regulatórias.

2.2. Não somos responsáveis pela precisão, veracidade ou falsidade nas informações que o usuário prestar à empresa, ou pela sua desatualização, quando é de sua responsabilidade prestá-las com exatidão ou atualizá-las.

2.2.1. Todas as tecnologias utilizadas respeitarão sempre a legislação vigente e os termos desta Política de Privacidade.

2.3. O consentimento que o usuário fornece para as finalidades de uso dos dados é coletado de forma individual, clara, específica e legítima.

2.4. Por meio do canal de atendimento “CONTATO” o usuário poderá alterar suas concessões de consentimento para tratamento de seus dados, conceder novas permissões ou retirar seu consentimento para as permissões atuais, sendo avisado das consequências que a retirada de consentimento poderá causar.

2.5. Os dados coletados e as atividades registradas também poderão ser compartilhados:

a. Com autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes, sempre que houver determinação legal, requerimento, requisição ou ordem judicial;

b. De forma automática em caso de movimentações societárias, como fusão, cisão, aquisição, sucessão ou incorporação.

2.6. A base de dados formada por meio da coleta de dados na web é de nossa propriedade e responsabilidade, sendo que seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessários, serão feitos dentro dos limites e propósitos dos nossos negócios e descritos nesta Política de Privacidade.

2.6.1. Informações de identificação pessoal não serão vendidas ou alugadas pela empresa.

2.6.2. O usuário é corresponsável pelo sigilo de seus dados pessoais. O compartilhamento de senhas e dados de acesso viola esta Política de Privacidade e os Termos de Uso da empresa.

2.6.3. Não serão enviados e-mails solicitando que o usuário encaminhe seus dados cadastrais.

2.7. Internamente, os dados que coletamos são acessados somente por profissionais devidamente autorizados, respeitando os princípios da proporcionalidade, necessidade e relevância para os objetivos da empresa, além do compromisso de confidencialidade e preservação da privacidade nos termos desta Política de Privacidade.

3. Armazenamento dos dados

3.1. Os dados coletados e os registros de atividades serão armazenados em ambiente seguro e controlado pelo prazo mínimo estipulado conforme a tabela abaixo:

TIPOS DE DADOSDADOS PESSOAISFINALIDADE DO USO DOS DADOS
Dados cadastrais● Nome completo
● Endereço de e-mail
● Número de telefone
● Empresa
● Cargo
Identificar o usuário;

Portabilidade dos dados cadastrais para outro Controlador do mesmo ramo;

Cumprir as obrigações decorrentes do uso dos serviços do IPEC;

Informar sobre novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes para a manutenção do relacionamento com o usuário;

Responder a solicitações e pedidos de informações do usuário;

Cumprimento de obrigações legais e regulatórias.
Dados de identificação digital● Endereço IP
● Registros de interações com este website
● Telas acessadas
● Dispositivo utilizado
● Versão do sistema operacional
● Geolocalização
● Aplicativos instalados, se necessário
● Session ID
● Cookies
Cumprir obrigação estabelecida pelo Marco CMI da Internet - Lei 12.965/2014;

Identificar usuário;

Avaliação do usuário e utilidade dos serviços prestados;

Fins estatísticos e de segurança;

Cumprimento de obrigações legais e regulatórias.

3.2. Caso haja solicitação do USUÁRIO, os dados poderão ser apagados antes desse prazo. No entanto, pode ocorrer de os dados precisarem ser mantidos por período superior, por motivo de lei, ordem judicial, prevenção à fraude (art. 11, II, “a” da Lei Geral de Proteção de Dados “LGPD”, Lei nº 13.709/2018), proteção ao crédito (art. 7º, X, LGPD) e outros interesses legítimos, em conformidade com o artigo 10 da LGPD. Findo o prazo e a necessidade legal, serão excluídos com uso de métodos de descarte seguro, ou utilizados de forma anonimizada para fins estatísticos.

3.3. Os dados coletados serão armazenados em servidores locais e distribuídos pelo mundo, utilizando serviços de cloud computing (computação em nuvem o que enseja, neste último caso, transferência ou processamento dos dados fora do Brasil).

3.4. Poderá ser necessário que a empresa transmita seus dados pessoais a outras empresas afiliadas, das quais a empresa faz parte, ou a um prestador de serviços externo, que poderá igualmente estar sediado fora do Brasil, mas que atua, em nome da empresa. A empresa exige que todos os seus prestadores de serviço externos utilizem os dados pessoais do USUÁRIO em conformidade com esta Política de Privacidade.

4. Exibição, retificação, limitação, oposição e exclusão de dados

4.1. O usuário pode solicitar a exibição ou retificação de seus dados pessoais, por meio dos seguintes canais:

a. CONTATO: (42) 3303-2610.

b. SAC: acessível através do seguinte endereço de e-mail: contato@ipec.org.br.

4.2. Pelos mesmos canais, o usuário poderá também:

a. Requerer a limitação do uso de seus dados pessoais;

b. Manifestar sua oposição ao uso de seus dados pessoais;

c. Solicitar a portabilidade dos dados cadastrais, em formato legível, para outro Controlador do mesmo ramo de nossa atuação;

d. Solicitar a exclusão de seus dados pessoais que coletamos, desde que eventuais Contas de Acesso tenham sido canceladas e decorrido o prazo legal mínimo relacionado à guarda de dados.

4.2.1. Caso o USUÁRIO retire seu consentimento para finalidades fundamentais ao regular funcionamento do nosso site, os serviços e funcionalidades poderão ficar indisponíveis.

4.2.2. Caso o USUÁRIO não conceda seu consentimento para as finalidades facultativas, relacionadas ao envio de informações, novidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes para a manutenção do relacionamento, os serviços e funcionalidades do site continuarão sendo disponibilizadas regularmente.

4.3. Para fins de auditoria, segurança, controle de fraudes e preservação de direitos, poderemos permanecer com o histórico de registro dos dados do USUÁRIO por prazo maior nas hipóteses que a lei ou norma regulatória assim estabelecer ou para preservação de direitos.

5. Cookies

5.1. Para facilitar o uso do site do IPEC, são utilizados “Cookies”. Cookies são pequenas unidades de dados armazenadas no disco rígido do seu computador pelo seu navegador.

5.2. Os Cookies permitem que uma Plataforma Digital memorize informações sobre a visita do USUÁRIO, o seu idioma preferido, a sua localização, a recorrência das suas sessões e outras variáveis que a consideramos relevantes para tornar a experiência muito mais eficiente. Esses Cookies também serão usados para ajudar a determinar a utilidade, interesse e o número de utilizações dos sites, permitindo uma navegação mais rápida e eficiente e eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações. Eles não armazenam dados pessoais nem coletam informações de identificação pessoal.

5.3. Como prevenir que os cookies sejam armazenados no seu disco rígido e/ou eliminá-los

5.3.1. A maioria dos navegadores de Internet são configurados para aceitar automaticamente os Cookies. O USUÁRIO poderá alterar as configurações para bloquear o uso de Cookies ou alertá-lo quando um Cookie estiver sendo enviado para seu dispositivo.

5.3.2. Depois de autorizar o uso de Cookies, o USUÁRIO pode sempre desativar parte ou a totalidade dos nossos Cookies.

5.3.3. Todos os browsers permitem ao utilizador aceitar, recusar ou apagar Cookies, nomeadamente através da seleção das definições apropriadas no respectivo navegador. O USUÁRIO pode configurar os Cookies no menu do seu browser.

5.3.4. Note-se que, ao desativar cookies, pode impedir que alguns serviços da web funcionem corretamente, afetando, parcial ou totalmente, a navegação no website. O usuário pode gerir os cookies diretamente em seu navegador. Contudo, cancelando os cookies o navegador pode remover preferências salvas no site. Abaixo, listamos os links de configuração de cookies dos principais navegadores utilizados:

● Microsoft Edge: https://support.microsoft.com/ptbr/help/4027947/microsoft-edge-delete-cookies

● Internet Explorer: https://support.microsoft.com/ptbr/help/17442/windows-internet-explorer-delete-managecookies

● Safari: https://support.apple.com/ptbr/guide/safari/sfri11471/mac

● Google Chrome: https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=ptBR&hlrm=pt

● Mozila Firefox: https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-edesative-os-cookies-que-os-sites-usam

● Opera: https://www.opera.com/help/tutorials/security/privacy/

6. Disposições gerais

6.1. Não utilizamos nenhum tipo de decisão automatizada que impacte o USUÁRIO.

6.2. Temos o direito de alterar o teor desta Política de Privacidade a qualquer momento, conforme a finalidade ou necessidade, tal qual para adequação e conformidade legal de disposição de lei ou norma que tenha força jurídica equivalente, cabendo ao USUÁRIO verificá-la sempre que efetuar o acesso ao nosso site.

6.2.1. Ocorrendo atualizações neste documento e que demandem nova coleta de consentimento, o USUÁRIO será notificado por meio dos contatos que nos forneceu no cadastro.

6.3. Em caso de qualquer dúvida com relação às disposições constantes desta Política de Privacidade, o USUÁRIO poderá entrar em contato por meio dos canais de atendimento apontados a seguir:

a. CONTATO: (42) 3303-2610.

b. SAC: acessível através do seguinte endereço eletrônico contato@ipec.org.br;

6.4. Caso empresas terceirizadas realizem o processamento de quaisquer dados que coletamos, elas deverão respeitar as condições aqui estipuladas e nossas normas de Segurança da Informação, obrigatoriamente.

6.5. Caso alguma disposição desta Política de Privacidade seja considerada ilegal ou ilegítima por autoridade da localidade em que resida ou da sua conexão à Internet, as demais condições permanecerão em pleno vigor e efeito.

6.6. O USUÁRIO reconhece que toda comunicação realizada por e-mail (ou aos endereços informados no seu cadastro), SMS, aplicativos de comunicação instantânea ou qualquer outra forma digital e virtual também são válidas, eficazes e suficiente para a divulgação de qualquer assunto que se refira aos serviços que prestamos, bem como às condições de sua prestação ou a qualquer outro assunto nele abordado, ressalvadas as disposições expressamente diversas previstas nesta Política de Privacidade.

7. Lei aplicável e jurisdição

7.1. A presente Política de Privacidade será regida e interpretada segundo a legislação brasileira, no idioma português, sendo eleito o Foro da Comarca de domicílio do USUÁRIO para dirimir qualquer litígio ou controvérsia envolvendo o presente documento, salvo ressalva específica de competência pessoal, territorial ou funcional pela legislação aplicável.